Bioeonomia

Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia é criada em Belém (PA)

Publicado por GIZ em

No dia 30 de agosto, em uma reunião realizada em Belém, foi criada a Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio). A iniciativa que surge com o compromisso de dar representatividade e reconhecimento ao setor, além de promover o desenvolvimento regional, a preservação sócio, cultural e ambiental, em conjunto com a floresta e suas comunidades. Assim, a associação objetiva promover o fortalecimento e a cooperação entre os negócios ligados à sociobioeconomia da Amazônia.

O processo foi construído em parceria, envolvendo diversas instituições e empresas. Fundação Certi, Jornada da Amazônia, Amaz, Clua e o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor apoiaram este processo. Além disso, conta com 25 representações associadas. A diretoria da Assobio é composta por Paulo Reis, da Manioca, Vivian Chaun, da Moma Natural, Priscila Almeida, da Amazon Skin Foods e Valéria Moura, da Deveras Amazônia.

Para o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor é relevante apoiar esse tipo de iniciativa, uma vez que este se configura como um espaço articulado para promoção de estratégias mais inclusivas e justas para promoção da bioeconomia na Amazônia.