O Origens Brasil® é uma rede que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e promovendo o comércio ético.
Conservação do meio ambiente e geração de renda para as populações locais. A marca coletiva “GOSTO DA AMAZÔNIA” nasce dessa harmoniosa combinação, com a estratégia de promover a comercialização conjunta do pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é desenvolver os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas neste processo: a preservação da natureza, comércio justo e transparente e desenvolvimento econômico local e social sustentável.
O Selo identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar, tendo por finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral. Para possibilitar a rastreabilidade da origem dos produtos, o Selo é identificado com uma imagem específica, um código QR e um número de série.
Este guia oferece um passo a passo para orientar processos de venda da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escola (Pnae). Orienta sobre etapas prévia de organização e levantamento da produção, apresenta e explica sobre a documentação necessária para participar das chamadas públicas, além de dar orientações para as etapas de entrega e apresentação de nota fiscal, de forma objetiva, para facilitar os processos de venda de agricultoras e agricultores.
Guia para participar vendendo nas compras institucionais do Programa Nacional da Alimentação Escolar, para a agricultura familiar, de povos indígenas e de comunidades tradicionais.
Traz dicas práticas sobre como abordar o tema de gênero nas intervenções relacionadas às cadeias de valor e discutir estratégias para o empoderamento econômico das mulheres em diferentes contextos. Em seu conjunto, a caixa apoia a implementação de abordagens mais inclusivas e equitativas nas cadeias de valor.
Este guia apresenta, de forma rápida e sistemática, um conjunto de ferramentas que poderá apoiar as oficinas de formação realizadas por técnicas e técnicos com grupos locais, associações ou cooperativas.
O guia Competências Econômicas Básicas para Assessores e Agentes de Crédito traz um conteúdo teórico-prático, a partir de um ciclo de prática vivencial, para aplicação contextualizada de jogos e dinâmicas como ferramentas de aprendizagem. Assim, apresenta um instrumental complementar à publicação Guia da Pessoa Capacitadora.
Nossa revista apresenta três histórias que contam sobre nosso trabalho e o resultamos que gradativamente vamos alcançando. Vamos até o Acre, para falar de compras institucionais, passamos pelo Amazonas para contar sobre o trabalho em conjunto com universidade, até chegar no Pará, com o tema de acesso ao crédito.