Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

1º Encontro Nacional de Castanheiras e Castanheiros

Publicado por GIZ em

Manaus recebe entre 23 e 25 de agosto representantes do Coletivo da Castanha, organizações comunitárias, produtores e produtoras e instituições em evento promovido pelo Coletivo da Castanha e pelo Observatório Castanha-da-Amazônia (OCA). Crédito da foto: Ascom OCA.

Um auditório cheio, concentrado durante três dias em discutir soluções para a cadeia produtiva da castanha e as estratégias de atuação coletiva. Foi esse o espaço promovido pelo 1º Encontro Nacional de Castanheiras e Castanheiros.  

A programação foi variada e contou com momentos de interação entre o grupo, discussão em relação ao cenário atual da produção de castanha-da-amazônia para finalizar com reflexões estratégicas sobre os objetivos de futuro para as ações dentro do Observatório Castanha-da-Amazônia (OCA). 

Tatiana Balzon, diretora de projetos na GIZ Brasil, participou do evento, apresentando o tema das compras institucionais. Políticas públicas têm sido implementadas com sucesso, garantindo a participação da agricultura familiar nesses processos, e criando oportunidades de geração de renda complementar para as famílias castanheiras. Além disso, programas como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) também são importante estratégias para promover maior segurança alimentar e nutricional nas comunidades.  

O projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor promoveu dois espaços de discussão. Um primeiro relacionado ao tema de Direitos Humanos e a Cadeia da castanha, e outro sobre financiamentos adequados para o desenvolvimento da cadeia.  

Mais informação sobre o evento estão disponíveis aqui

Quem forma o Coletivo da Castanha-da-Amazônia? 

O OCA é uma rede com mais de 100 extrativistas de mais de 50 organizações comunitárias que trabalham com castanha-da-amazônia, cobrindo todos os sete estados produtores. O coletivo realiza o monitoramento participativo de preços das safras de castanha desde 2017 e irá reunir presencialmente os participantes pela primeira vez desde sua fundação. 

O Coletivo é coordenado pelo Observatório Castanha-da-Amazônia, o OCA, uma rede de organizações que tem como missão produzir conhecimento e inteligência, além de mobilizar os diversos atores da cadeia de valor para consolidar um mercado justo, que valorize os povos, populações e comunidades envolvidas ao mesmo tempo em que promove a conservação da floresta. Saiba mais sobre o OCA aqui.  

O projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor apoia as ações desenvolvidas pelo OCA, especialmente o espaço Diálogos Pró-Castanha, além de ter apoiado a realização do encontro.