Universidade Estadual do Amapá e projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor assinam Memorando de Entendimento
Durante evento na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), no dia 10 de abril, foi celebrada a assinatura de Memorando de entendimento entre a universidade e o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor. O Memorando de Entendimento tem como objetivo gerar capacidades em formação em bioeconomia nas instituições públicas de ensino no Amapá e estabelecer uma parceria estratégica entre a Ueap e o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor para implementar o Programa CAP.
O evento contou com a presença da Reitora da Uep, que apresentará os objetivos e a importância da parceria para a universidade, além da presença do Diretor da área de Bioeconomia da GIZ Brasil e representantes da GIZ, que falarão sobre o papel da agência alemã no desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia e o Programa CAP, reforçando os benefícios para a UEAP e para as comunidades e para o Amapá.
A primeira formação se dará com a implementação do CapGestão, uma formação que tem o objetivo de formar multiplicadores nas instituições públicas de ensino para aprimorar a gestão administrativa e financeira em organizações rurais de base familiar do Amapá. Formaremos multiplicadores para aprimorar a gestão administrativa e financeira das ações da UEAP em comunidades tradicionais, por meio de formações que visam fortalecer a capacidade em gestão e promover a sustentabilidade financeira dos empreendimentos de base comunitária voltados à Bioeconomia. Essas ações, em parceria com a UEAP, também são parte do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Este é um momento importante para a UEAP e para as comunidades do Amapá. A parceria com a GIZ representa um passo significativo para aprimorar a qualidade das ações de ensino, extensão e da pesquisa da UEAP e para o fortalecimento da universidade como uma instituição de excelência na relação com as comunidades tradicionais no Estado do Amapá.