Encontro reúne juventude rural de países da América Latina e Caribe
A Colômbia recebeu entre os dias 15 e 16 de novembro o Encontro Latino-Americano de Jovens para o Desenvolvimento Rural. Nos dois dias, um grupo bastante potente esteve reunido na cidade de Palmira, com representação de dez países: Bolívia, Brasil, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru!
Além da integração, o evento também proporcionou diálogos sobre temas rurais estratégicos, como, por exemplo, adaptação e mudanças climáticas, empreendedorismo e empregabilidade, inovação científica e transformação digital, jovens em espaços de tomada de decisões, acesso e governança a terra, agroecologia, formação de formadores, extensão rural.
Este evento foi realizado pelo grupo de trabalho Jovenes Rurales – Gaderalc, da GIZ, pela Rede de Jovens Profissionais para o Desenvolvimento Agrícola e Agência Italiana de Cooperação. Teve apoio do Centro Internacional de Agricultura Tropical, Coalizão Internacional de Terras, União Europeia na Colômbia, FAO, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Fundação Apoyar, Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão Rural e Empresa Colombiana de Pesquisa para a Agricultura.
Pelo projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor e Cosméticos Sustentáveis da Amazônia, apoiamos a vinda de quatro super participantes do Brasil. Estão conosco a Bruna Picanço, egressa e monitora da @efappacui e da Comunidade Quilombola de Conceição do Macacoari, do Amapá. Do Amazonas, veio Antônia de Souza Nicolau, representante da @asmamj.mulheres e monitora na área de rastreabilidade do pirarucu de manejo da @asprocmediojurua. Do Pará, estamos contando com a presença de Suelen Mateus, da equipe de produção da @ass.aprocamp. Para fechar esse grupo potente, Laiane dos Santos, veio do Acre, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia e do @coletivo_varradouro, que reúne jovens de três Reservas Extrativistas do estado, além de Cláudia de Souza, assessora técnica da GIZ.
Ao final do evento, o grupo pactuou um manifesto com demandas para a construção de um futuro sustentável:
MANIFESTO DA JUVENTUDE RURAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE –
JUVENTUDE RURAL PARA UM “FUTURO SUSTENTÁVELA juventude representante das organizações reunidas em Palmira-Valle del Cauca, Colômbia, de 15 a 16 de novembro de 2023, por ocasião do Encontro Latino-Americano de Jovens para o Desenvolvimento Rural, une suas vozes e esforços de diferentes países da América Latina e do Caribe, demonstrando o poder coletivo, a paixão e a luta para gerar soluções conjuntas para os desafios que enfrentam, relacionados à agricultura familiar, camponesa, étnica, popular e comunitária, ao acesso à terra e a outros recursos, aos sistemas agroalimentares, a outros meios de subsistência, à crise climática, à tomada de decisões democráticas e à geração e implementação de políticas públicas específicas para a juventude rural. Com nosso forte compromisso e energia vibrante, nos dedicamos a criar um futuro justo para a juventude rural em toda a sua diversidade, no qual seus direitos sejam reconhecidos, garantidos e respeitados. Reconhecemos o imenso poder coletivo da juventude rural para inovar e criar um futuro sustentável, encontrando soluções para os problemas regionais que todos nós enfrentamos.
É com esse espírito que apresentamos este Manifesto, com nosso entendimento compartilhado das principais questões enfrentadas pela juventude rural em relação à adaptação e à crise climática, juventude nos espaços de tomada de decisão, empreendedorismo e empregabilidade, inovação científica e transformação digital, acesso e governança da terra e da água e questões transversais. Esse manifesto será atualizado a cada ano no âmbito do “Encontro Latino-Americano de Jovens para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, e será avaliado o progresso e o cumprimento das metas propostas a curto, médio e longo prazo.
Confira o documento completo, em espanhol, aqui.