Bioeonomia

Altamira, Pará, recebe módulo CapGestão sobre regularização ambiental 

Publicado por GIZ em

Entre 30 de agosto e 02 de setembro de 2023, professoras e professores de Universidades e Institutos Federais, Casas Rurais Familiares, além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira, ONGs, Sindicatos e de empreendimentos de base familiar e Agência de Defeso Agropecuário do estado do Pará (Adepará) participaram do novo módulo oferecido pela CapGestão. O grupo reuniu cerca de 40 participantes, apresentando elementos conceituais sobre os principais instrumentos do Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de uma discussão sobre elementos de comunicação.  

As formações do CapGestão são implementadas pelo projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor. Já o módulo foi construído e conduzido em parceria coma equipe do projeto CAR, integrando a experiência do projeto com aquela que participantes trouxeram sobre a realidade local. O tema é bastante relevante para a região de Altamira e para o próprio estado do Pará, já que a regularização ambiental é chave para acesso a diversas políticas públicas. A região, cuja história é marcada por processos de expansão de obras de infraestruturas, assentamentos e áreas como Terras Indígenas e Unidades de Conservação, tem potencial de promover estratégias de desenvolvimento mais sustentáveis.  

Este já é o segundo módulo oferecido em Altamira, onde trabalhamos em parceria com a Universidade Federal do Pará, com o Instituto Federal do Pará e com a Fundação Viver, Preservar e Produzir. Depois de cada formação, o grupo deverá aplicar e replicar os conhecimentos construídos. Esta estratégia permite institucionalizar a experiência dentro das instituições de ensino e em órgãos públicos, potencializando o uso da informação e das ferramentas apresentadas no médio e no longo prazo.  

Categorias: Formações