Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

Troca de informações e experiências sobre compras institucionais

Publicado por GIZ em

Homem segura tarjeta de papel com a pergunta quem já forneceu alimento via Pnae?

Nos dias 22 e 23 de novembro a sede da Organização das Cooperativas o Brasil (OCB) em Belém reuniu várias lideranças de empreendimentos da agricultura familiar. O grupo com cerca de 20 pessoas veio do Acre, Amazonas, Amapá e Pará para participar do evento Oficina de Compras Institucionais. Foi uma oportunidade de trocar experiências exitosas, aprender mais detalhes sobre legislação e discutir desafios comuns.

A oficina focou as discussões no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e nos programas de aquisição de alimentos, atualmente chamado de Programa Alimenta Brasil. As atividades começaram com um espaço de troca, focado nas experiências que as pessoas participantes já têm. Esta é uma forma de dar centralidade às experiências práticas, e a partir delas compartilhar dicas e melhores práticas relacionadas à realidade dos empreendimentos da agricultura familiar.

Em um segundo momento, também foram apresentadas e discutidas a minuta de editais de chamadas públicas e questões relacionadas a documentação exigida para participação em programas de compras institucionais.

O evento foi realizado pelos projetos Bioeconomia e Cadeias de Valor e Cosméticos Sustentáveis da Amazônia. 

O projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor é desenvolvido no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o apoio do Consórcio EcoConsult/Conexsus, e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de cadeias de valor com enfoque em gênero para ampliar a comercialização de cooperativas e associações de comunidades locais em cadeias de valor prioritárias para o desenvolvimento de uma Bioeconomia sustentável e inclusiva na Amazônia. 

Na mesma linha, o projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria entre a GIZ e as empresas Natura e Symrise, no âmbito do programa develoPPP do Ministério da Cooperação da Alemanha (BMZ). O objetivo do projeto é fortalecer as organizações de base comunitária no uso sustentável da sociobiodiversidade amazônica.