Projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor participa da XX Reunião da Câmara Estadual de Comercialização da Produção Familiar do Acre
No dia 6 de outubro foi realizada, em Rio Branco, a XX Reunião da Câmara Estadual de Comercialização da Produção Familiar do Acre (Cecapf/AC). A reunião contou com a participação de representantes da GIZ, da Área Única de Pagamentos em Euros (Sepa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Superintendência Federal de Agricultura-Ministério de Agricultura e Pecuária (SAF-Mapa).
A diretora do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, Tatiana Balzon, falou sobre a criação da a criação da Cecapf/AC e ressaltou a importância de participantes se envolverem com as agendas comuns para que tudo possa de fato funcionar. Além disso, destacou uma das frentes que o projeto atual, como a metodologia de gestão de empreendimentos, no qual no Acre foram selecionadas três cooperativas âncoras (Coopervida, Sonho Meu e Caet), que servirão de modelos para gerar conhecimentos e replicar em outras.
Elisabete, presidente da Cooperativa Sonho Meu, relatou sobre a assessoria que vem recebendo por meio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, no qual relata que com a assessoria passou a entender como avançar no processo de comercialização e entender o porquê de não conseguir avançar.
“No início a comercialização era baixa por não garantir as vendas, mas a partir da assessoria comecei a avançar com as vendas de 2021 e 2022. Eu passei a compreender a gestão do empreendimento”, relata a presidente da Cooperativa.
Além de Tatiana, outros convidados também se participaram da reunião e falaram sobre assuntos como políticas públicas executadas pela Sepa, e o Programa Leilão, que é uma alternativa para as cooperativas e associações que não estão conseguindo vender seus produtos agrícolas, e tem custo zero para o demandante.
A Cecapf/AC foi criada após as instituições perceberem que trabalhavam de maneira isolada por um mesmo objetivo. Então, em 2018, a GIZ, enquanto organização de suporte às políticas públicas do Governo Federal, decidiu por reunir todas as instituições para tentarem resolver juntos os problemas, com a Sepa e o Ipam à frente da Coordenação e a GIZ articulando o Plano de Ação.