Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

Institucionalização do CapGestão no AM

Publicado por GIZ em

Institucionalizar uma iniciativa de formação adequada às características e demandas da bioconomia na Amazônia é olhar para um futuro mais justo e inclusivo. Uma estratégia focada em processos de longo prazo, que incorporam em instituições de ensino locais saberes, métodos e melhores práticas que favoreçam e fomentem a agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais.  

Em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor vem colocando em prática um processo de institucionalização do CapGestão Amazonas.  

O processo prevê uma série de módulos a serem realizados com professores e com pessoas representantes de instituições parceiras, que irão ocorrer até o começo de 2023.  O programa completo terá carga horária de 168 horas de duração, divididas em trê módulos de 32h/aula e 16h/intermódulos (2 dias de atividade na comunidade por módulo) e 8h/módulo de acompanhamento dos facilitadores nos intermódulos, por meio de reuniões online.

Os módulos abordam temas ligados aos aspectos de gestão de empreendimentos coletivos, tais como controles, planejamento, administração de recursos e políticas públicas, especialmente relacionadas às oportunidades de mercados. Os temas dos módulos são os seguintes: Facilitação de processos participativos; Desenvolvimento Organizacional e Modelos e planos de negócios.

Entre 3 e 7 de outubro, uma turma de 24 pessoas acompanhou o primeiro módulo desse processo de institucionalização. O objetivo do módulo é formar formadores na caixa de ferramentas sobre o desenvolvimento de competências básicas como facilitador de processos de aprendizagem experiencial. Participaram representantes da própria UEA e Ufam, além de pessoas do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da ONG Idesam.  


O CapGestão é uma estratégia de fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade, espalhadas pelos diferentes biomas brasileiros. Os cursos são aplicados em seis módulos temáticos: Participação e Multiatores; Gestão Organizacional dos Empreendimentos; Organização e Fomento de Cadeias de Valor com Enfoque em Gênero; Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares; Diferenciação de Mercados para a Produção Familiar e Desenvolvimento de Modelos e Plano de Negócios. 

Mais informação aqui: https://www.programacap.org.br/capgestao/ 

Categorias: Formações