Bioeonomia

Governador do Pará lança Plano Estadual de Bioeconomia 

Publicado por GIZ em

Durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que foi realizada nesta quarta-feira (16. de out. 22), no Egito, o então governador do Pará, Helder Barbalho, lançou o Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio)

O projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor apoiou o desenvolvimento do Planbio por meio de consultorias nos municípios de Altamira, Belém, Marabá e Santarém. Além disso, o projeto está com uma consultoria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) para a elaboração do Plano de Concepção do Parque de Bioeconomia e Inovação para o Amazonas e o Pará. 

Em suas redes sociais, Helder Barbalho, disse que o Planbio tem como objetivo criar estratégias para conciliar o desenvolvimento econômico com as técnicas e práticas sustentáveis.  

“O Planbio tem como objetivo criar estratégias capazes de conciliar a floresta em pé e as tradições dos povos originários, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda para a população da Amazônia”, publicou o governador. 

Para a diretora do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, Tatiana Balzon, fortalecer assuntos relacionados a Bioeconomia é uma forma de garantir recursos para os povos tradicionais de uma forma sustentável. 

“Para cooperação técnica alemã (GIZ), apoiar o fortalecimento da Bioeconomia nos governos federais e estaduais é uma forma de garantir o uso sustentável dos recursos e assim gerar renda para povos e comunidades tradicionais”, disse. 

O Plano Estadual de Bioeconomia está previsto para ser implementado a partir de 2023.