Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

Construindo a governança participativa para o Inova Cacau 2030

Publicado por GIZ em

No dia 14 de dezembro foi desenvolvida uma oficina para elaborar proposta de Estratégia de governança e monitoramento do InovaCacau 2030. A ação é liderada pelo Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Além da equipe da Ceplac, participaram representantes da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento, consultores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), além de integrantes das equipes dos projetos Bioeconomia e Cadeias de Valor, Regularização Ambiental no Brasil – CAR e Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais (SAFE) e dos projetos develoPPP que são implementados com as empresas Cargill e Mondelez.

A oficina oportunizou a discussão de questões-chave para criar a estrutura de governança do Plano Inova Cacau 2030, com foco em definir papéis operacionais, desenhar espaços participativos de controle social e definir estratégia de gerar informação para um sistema de monitoramento da política pública. Com esses subsídios, a equipe da Ceplac vai encaminhar uma proposta de estrutura de governança, que será validada entre grupos-chave do setor cacaueiro no começo de 2023.

O evento teve apoio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, e foi realizado utilizando ferramentas de desenvolvimento de cooperação do Capacity Works.