Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Acre (Catrapoacre) realiza reunião ordinária 

Publicado por GIZ em

No dia 10 de agosto ocorreu em Rio Branco a 13ª reunião ordinária da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Acre (Catrapoacre). Vinte e uma pessoas estiverem presentes, e o principal tema de discussão da reunião foi a apresentação da proposta de minuta da chamada pública para o estado. Esta é uma ótima notícia, que avança no processo para lançamento da chamada, que poderá ocorrer até o final do ano de 2022, para execução em 2023.  

A Catrapoacre é um espaço de articulação e integração interinstitucional entre os mais diversos órgãos públicos e a sociedade civil organizada. Tem como objetivo definir e implementar estratégias para aumentar o acesso e adequar a alimentação que é destinada às escolas das comunidades indígenas e extrativistas. Especialmente, também tem como objetivo melhorar os processos e fortalecer a participação da agricultura familiar e de povos indígenas e comunidades tradicionais ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

A Comissão é inspirada na experiência da Catrapoa, do estado do Amazonas

O projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor apoia a articulação da Catrapoacre, por meio de assessoria técnica.  

Participaram da reunião a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio das diretorias de Ensino e Gestão operacional, além dos departamentos de Educação Escolar Indígena e Alimentação e Nutrição Escolar. Participaram também da reunião representantes da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), do Ministério da Agricultura, da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural (Emater), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Associação dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac) e da Câmara Estadual de Comercialização da Biodiversidade. 

Grupo participantes
Categorias: Políticas Públicas