Bioeconomia

Conheça o Programa CAP

Selo Arte para dois produtos de mel no estado do Amazonas 

Publicado por GIZ em

O espaço da Expoagro 2022 trouxe uma boa novidade para a cadeia do mel no estado do Amazonas: foram entregues dois Selos Artes para grupos produtores do setor. O primeiro selo foi entregue no dia 28 de agosto, na abertura da Expoagro Amazonas 2022. Foi o primeiro selo do estado, entregue para empreendimento que trabalha com mel de abelhas sem ferrão.  

A Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos (Coopmel) que recebeu o selo. O empreendimento foi fundado em 2007 e com essa certificação poderá comercializar com outros Estados, que demandam muito o mel das nativas sem ferrão. O segundo foi entregue para empreendimento que trabalha com mel de Apis, gênero das abelhas com ferrão. Quem recebeu esse selo foi a Apis Floresta.  

E esse processo se desdobrou a partir do Grupo de Trabalho do Selo ARTE Amazonas, que conta com o apoio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor.  

O que são esses selos?

Como informado pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “Os selos de identificação Artesanal são certificados que asseguram que os produtos alimentícios de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais, culturais, vinculação ou valorização territorial. Por intermédio da certificação, assegura-se que os produtos possuem propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, sejam produzidos de maneira artesanal própria de determinada região, tradição ou cultura e que adotam procedimentos de Boa Práticas Agropecuárias e de Boas Práticas de Fabricação”. Mais informação aqui.