Bioeonomia

Protagonismo em
comunidades e geração de renda

Créditos: Amora Produções

Promover a Bioeconomia é gerar renda e a melhoria da qualidade de vida para agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais, por meio do fomento e da estruturação de cadeias de valor sustentáveis.

Quem consome pode adotar pequenas práticas que ajudam a comprar de forma mais sustentável. Pesquise sempre, procure por selos e pela possibilidade de rastrear os produtos desde suas origens – quem trabalha de forma sustentável quer contar sua história para todo mundo!

Pense na constância: cadeias de valor sustentáveis são construídas no dia a dia e conquistam resultados ao longo do tempo - não cobre perfeição de processos em construção, faça parte deles!

Bons exemplos em Bioeconomia:

Selo Origens Brasil

O Origens Brasil® é uma rede que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e promovendo o comércio ético.

Gosto da Amazônia

Conservação do meio ambiente e geração de renda para as populações locais. A marca coletiva “GOSTO DA AMAZÔNIA” nasce dessa harmoniosa combinação, com a estratégia de promover a comercialização conjunta do pirarucu selvagem de manejo. O objetivo é desenvolver os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas neste processo: a preservação da natureza, comércio justo e transparente e desenvolvimento econômico local e social sustentável.

Selo Nacional da Agricultura Familiar

O Selo identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar, tendo por finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral. Para possibilitar a rastreabilidade da origem dos produtos, o Selo é identificado com uma imagem específica, um código QR e um número de série.