Trilha de Capacitação em Bioeconomia para Servidores Públicos do Pará

Com o objetivo fortalecer a atuação de servidores/as públicos/as do Estado do Pará na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio da formação técnica e prática, ocorre desde abril de 2025 a Trilha de Capacitação em Bioeconomia. Esta formação é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Agricultura Familiar e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará, em parceria com o projeto Bioeconomia para Florestas, com facilitação realizada pela Rede de Formadores, coordenada pela Universidade Federal do Pará e pelo Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Território na Amazônia.
Na Trilha, já foram oferecidos três módulos distintos: Facilitação Participativa, Planejamento de Processos Colaborativos e Apoio a Empreendimentos Comunitários, em abril, Acesso às Políticas Públicas, em maio, e Acesso e Elaboração de Projetos junto a Comunidades Tradicionais, em julho.
No conjunto das formações, foram tratados temas como acesso e entraves para políticas como o Pnae, PAA e Pronaf, que são políticas chave para execução do Plano de Bioeconomia (Planbio) do Pará, ferramentas de planejamento e elaboração de projetos, com especial atenção às especificidades dos territórios, seus desafios e potenciais. No processo, participam representantes de pelo menos dez órgãos e secretarias estaduais.
Além desses módulos, ainda estão previstas, para o ano de 2025, formações em Participação em Feiras, Plano de Negócios e Repartição de Benefícios.