Oficina discute acesso ao crédito em Unidades de Conservação
Nos dias 29 e 30 de outubro o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor realizou a Oficina de Acesso ao Crédito Rural para PCTs nas UCs de Uso Sustentável. O evento reuniu equipe técnica do ICMBio, com objetivo de trocar informações sobre o Pronaf, suas linhas de crédito e documentos necessários para acessar o crédito e potencializar práticas produtivas tradicionais e sustentáveis. Contamos com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Banco da Amazônia.
Ao final do evento, foi criado um grupo de trabalho para continuar o diálogo sobre a temática. Articular esta pauta e manter o diálogo ativo é muito relevante, já que o acesso ao crédito exige o cumprimento de requisitos burocráticos, conhecimento técnico e a capacidade de navegar por complexas estruturas de financiamento, reguladas por políticas públicas específicas. Para garantir que PCTs em UCs possam acessar recursos de maneira efetiva, o ICMBio desempenha um papel crucial como gestor ambiental e facilitador do acesso ao crédito.
Atualmente, o GT está trabalhando em dois documentos técnicos. Um é uma proposta de atualização do Manual de Crédito, atualização de texto que visa adequar o acesso ao crédito para atividades ligadas à sociobioeconomia dentro de Unidades de Conservação, com populações tradicionais. Outro documento com a lista de atividades que podem ou deveriam ter o acesso a crédito dentro de Unidades de Conservação. Este subsídios técnicos apoiam processos de alinhamento entre diferentes instituições públicas que regulam o crédito no país.